- szeoraFundador
Regras Gerais
29/3/2021, 16:44
Preâmbulo
O fórum Arcana RPG é de uso gratuito e se mantém a partir da administração e moderação de membros fiéis à comunidade, os quais, não recebendo remuneração alguma para exercerem seus cargos, de tal forma criam uma fundação de trabalho voluntário a permitir a operação e desenvolvimento do site. Ao se registrarem, novos usuários automaticamente estão a concordar com as regras contidas neste tópico, de único objetivo sendo a asseguração de um convívio pacífico e harmonioso dentro do fórum, e responderão por quaisquer ações que venham a realizar. Logo, a equipe de gestão do fórum não assumirá responsabilidade por atos individuais e que vão contra as diretrizes das regras gerais que determinados membros podem vir a cometer, sincronicamente não apoiando tais atos.
Valorizamos a liberdade de expressão de nossos membros, contanto que esta não infrinja normas éticas e não difame terceiros e/ou provoque ódio e repulsa a um indivíduo em específico ou determinados grupos de pessoas.
É pertinente apontar o fato de que nosso fórum se mantém ativo graças ao nosso serviço de hospedagem, a Forumeiros, o qual possui suas próprias condições gerais de utilização que também se aplicam ao Arcana RPG. Você pode conferir tais regras clicando na URL a seguir: Condições Gerais.
※ Para dúvidas acerca da área técnica do fórum em si, busque ler o FAQ!
⠀
Conduta na Comunidade
Visando preservar o resguardo de nossos usuários, nós da equipe de gestão do Arcana RPG desenvolvemos um código de normas para impedir que o fórum permita a existência de um ambiente tóxico e desconfortável para os membros.
Abaixo estão listados os artigos de nossas regras para comportamento e conduta.
- Cláusulas:
- Crimes motivados pelo preconceito possuem inúmeras implicações negativas e afetam diretamente a sensação de segurança de nossos usuários a qual tanto valorizamos em manter dentro do fórum, apresentando riscos de comprometimento em relação ao desenvolvimento de uma comunidade sobre fundamentos respeitáveis e em harmonia. Ódio direcionado à indivíduos ou determinados grupos de pessoas em razão da raça, religião, orientação sexual, deficiência física ou mental, etnia, nacionalidade, idade, sexo ou identidade de gênero que possuem é estritamente proibido em qualquer espaço pertencente ao domínio do Arcana RPG e acarretará em expulsão permanente no fórum para os usuários culpados por tal ato. Da mesma forma, é vetado o compartilhamento de material que encoraje e/ou busque justificar a discriminação, os crimes de ódio e movimentos de âmbito outrossim imperdoável.
- Como o fórum fornece um ambiente livre e aberto para uma ampla faixa etária, torna-se inaceitável a divulgação e postagem de conteúdo ofensivo e degradante, seja este sexualmente sugestivo ou pornografia em si, ou constituído de representações de qualquer meio (gráficas, audiovisuais, etc.) perturbadoras e impróprias que possam vir a incitar violência e movimentos relacionados e/ou práticas ilícitas.
- Cyberbullying é inadmissível. São proibidas as interações entre membros do fórum que envolvam difamação e ataques pessoais contra outros usuários, assédio e ameaça em qualquer forma e natureza, comentários obscenos e perseguições. Prezamos a educação e o respeito em nossa comunidade e buscamos impedir a subversão de tais preceitos ao manter o Arcana RPG livre de toxicidade e intolerância.
- Plágio, definido como sendo o ato de assumir autoria sobre uma obra intelectual que contenha fragmentos da criação de terceiros sem a permissão do autor, seja um texto, uma música, uma fotografia, obras pictóricas ou audiovisuais, artes e imagens de qualquer natureza, etc., não é bem-vindo em nosso fórum, sendo considerado um ato determinante do caráter repreensível do membro que o exercer. Se um usuário desejar compartilhar ou referenciar o conteúdo de outro indivíduo, será obrigatória a acessível presença de créditos nítidos e o acompanhamento de uma URL que leve ao local de origem. Materiais e histórias desenvolvidas por membros para uso exclusivo do fórum e que também o utilizem como intermédio para sua divulgação serão considerados de posse do Arcana RPG, e logo seus autores devem consentir em não reivindicar ações contra este de acordo com tal fundamento.
- O sistema de colaborações existe com o escopo de promoção mútua entre o nosso fórum, Arcana RPG, e outros que venham a se tornar sócios. Por conseguinte, a divulgação de fóruns que não sejam formalmente classificados como parceiros deste será considerada como Flood e propaganda perturbadora da ordem pré-estabelecida das parcerias, ocasionando a expulsão permanente dos responsáveis por tal ato.
- A prática de postagens sucessivas a respeito de conteúdos repetitivos e irrelevantes conhecida como “Flood” é proibida em qualquer espaço de nosso fórum, exceto em áreas especificamente criadas com o propósito de “spam” (como determinados tópicos do sub-fórum Área Livre).
- Brincadeiras e provocações entre membros no fórum são permitidas até certo limite. Não toleramos a incitação de desavenças graves e comentários ultrajantes, visto que estes são gatilhos para momentos de discórdia na comunidade. Se um usuário não possuir certeza de que o outro é capaz de lidar com conversações deste calibre e não possuir certeza se o outro tem a noção de que não há seriedade por trás de suas falas, ele deverá evitar tal prática tendo em mente a preservação do bem-estar alheio.
- É proibido exigir serviços fornecidos gratuitamente pela equipe de gestão como a narração de tramas e expedições, a atualização de tópicos, a moderação do fórum em geral, a avaliação de registros e materiais do RPG, etc. Todos os usuários devem respeitar o tempo e agenda de nossos funcionários, visto que seu trabalho é inteiramente voluntário. Caso o pedido de um membro atenda às necessidades de postagem na Ouvidoria, ele poderá criar um tópico de requisições para publicar solicitações, sugestões e críticas de acordo com sua vontade.
- Exigimos que nossos membros mantenham os diálogos entre si e o conteúdo de quaisquer tópicos e mensagens que venham a postar em uma forma educada e civilizada ao máximo possível, particularmente de linguajar comedido. Novamente, prezamos a liberdade de expressão, porém ela deve ser restringida quando o uso desta ofende ou causa desconforto à certos usuários.
- Determinadas áreas possuem as próprias regras, e os tópicos que as contém para a visualização por nossos membros poderão ser encontrados no interior de seus respectivos fóruns em livre e fácil acesso. A não ser que haja normas especificamente autorizando práticas que vão contra as Regras Gerais, estas ainda se manterão sob efeito além das diretrizes próprias do espaço.
- Um membro do fórum tem direito à criação de apenas uma (1) conta de usuário, sendo esta de propriedade individual, logo sendo proibido que dois indivíduos dividam a sua posse. Perante casos em que o registro de uma adicional seja necessário para estabelecer contato com algum gestor acerca de problemas de conexão, recuperação de contas ou injustiça em punições, é aberta uma exceção. É necessário que usuários comuniquem a gestão na circunstância de familiares habitando a mesma residência e/ou compartilhando o uso de um mesmo computador para que possa ser liberada a criação de outra(s) conta(s), preservando a individualidade dos membros. Na hipótese de que duas ou mais contas de usuário sejam analisadas e haja a detecção de que possuem o mesmo proprietário, será realizado um inquérito para determinar o contexto da situação. Contas adicionais de um membro serão prontamente excluídas. Adicionalmente, contas criadas com nomes de usuário ofensivos e/ou contendo palavras de baixo calão serão, também, prontamente excluídas.
- Crimes motivados pelo preconceito possuem inúmeras implicações negativas e afetam diretamente a sensação de segurança de nossos usuários a qual tanto valorizamos em manter dentro do fórum, apresentando riscos de comprometimento em relação ao desenvolvimento de uma comunidade sobre fundamentos respeitáveis e em harmonia. Ódio direcionado à indivíduos ou determinados grupos de pessoas em razão da raça, religião, orientação sexual, deficiência física ou mental, etnia, nacionalidade, idade, sexo ou identidade de gênero que possuem é estritamente proibido em qualquer espaço pertencente ao domínio do Arcana RPG e acarretará em expulsão permanente no fórum para os usuários culpados por tal ato. Da mesma forma, é vetado o compartilhamento de material que encoraje e/ou busque justificar a discriminação, os crimes de ódio e movimentos de âmbito outrossim imperdoável.
※ Tenha em mente que as normas acima se aplicam a qualquer área de posse do Arcana RPG, seja o fórum em si, o Chatbox, o servidor do Discord e mesmo os perfis dos membros.
※ Dependendo da gravidade de como uma das cláusulas pode ter sido infringida por determinado usuário, a punição pode mudar, sendo o julgamento e aplicação desta de responsabilidade da equipe de gestão como um todo.
※ Em relação às infrações, recomendamos aos membros ativos e vítimas que, quando ao fazer contato com outro membro a exercer tal comportamento, reportem aos administradores, supervisores e/ou moderadores. Caso o culpado de uma infração cuja magnitude seja grave esteja em um cargo na equipe de gestão, será prontamente destituído.
⠀
Equipe de Gestão
O principal objetivo de nosso quadro de funcionários voluntários é a busca pela manutenção da paz e harmonia dentro e fora da comunidade presente no fórum, sendo incumbidos com a árdua tarefa de manter a ordem tanto em relação ao corpo social, como também à área técnica e ao RPG em si. A equipe de gestão do Arcana RPG é constituída de seis áreas abaixo listadas com suas respectivas descrições.
- Componentes:
- O grupo de administração possui o controle sobre os demais grupos, com autoridade final em decisões e responsáveis por influenciar radicalmente o rumo do fórum. A razão de sua existência é zelar pelo crescimento e desenvolvimento do site, sua comunidade e seus sistemas, priorizando sempre a qualidade das estruturas que constituem o fórum e o contentamento de seus usuários, tendo deveres relativos à preservação e à manutenção.
- O grupo de supervisão fornece um elo de comunicação entre os administradores e outros gestores, agindo como líderes de suas respectivas áreas e servindo como uma ponte para o repasse e compartilhamento de tarefas e ideias. Sua origem se dá pela necessidade de maior coordenação entre os outros grupos, avaliando o desempenho individual dos demais gestores e cuidando da candidatura de novos membros da equipe.
- O grupo de moderação é diretamente responsável por estabelecer a ordem em todos os campos de posse do Arcana RPG, ativamente agindo contra a discórdia entre membros de nossa comunidade, ocasionalmente reportando infrações aos seus superiores e realizando tarefas variadas repassadas pela administração ou supervisão. Possuem autoridade máxima, abaixo apenas dos administradores, no Chatbox e no servidor do Discord, trabalhando essencialmente como pacificadores no corpo social do fórum.
- O grupo de narração cria e desenvolve a história do RPG, sendo composto pelos mestres das tramas e expedições que os personagens dos usuários podem vir a se envolver, movendo o fórum de forma geral. Os narradores são equivalentes aos convencionais mestres do jogo em RPGs de mesa, e, portanto, são encarregados de armazenar os conhecimentos relativos às regras do nosso sistema de role-play e bota-los em prática. Por meio da criação de histórias, atuando no papel de terceira pessoa na prosa semelhante à de um livro fantástico, o grupo de narração é responsável por enriquecer a trama geral do Arcana RPG, tecendo e elaborando aventuras em que membros do fórum podem se imergir.
- O grupo artístico concede um plano e estética própria para o fórum, sendo responsável por seu aspecto visual e estrutural. Logo, torna-se indispensável o gênio criativo dos artistas de nossa comunidade ao se almejar uma aparência limpa e compreensível para o Arcana RPG além de uma interface responsiva e agradável.
- O grupo de estágio concentra os candidatos à componentes na equipe de gestão entre os usuários do fórum, agindo como substitutos dos seus respectivos cargos de escolha enquanto são treinados e avaliados pelos supervisores.
- O grupo de administração possui o controle sobre os demais grupos, com autoridade final em decisões e responsáveis por influenciar radicalmente o rumo do fórum. A razão de sua existência é zelar pelo crescimento e desenvolvimento do site, sua comunidade e seus sistemas, priorizando sempre a qualidade das estruturas que constituem o fórum e o contentamento de seus usuários, tendo deveres relativos à preservação e à manutenção.
⠀
Sistema de Advertências
No Arcana RPG, infrações às cláusulas contidas neste tópico são traduzidas para pontos de advertência. Podendo ser visualizados tanto nos perfis dos membros como em suas mensagens, há diferentes punições para usuários que possuem um determinado número de alertas:
- Implicações:
- Com apenas uma única advertência, usuários não recebem punições adicionais além do crescimento da sua barra de alertas e do recebimento de uma reprimenda por parte da equipe de gestão.
- Com um total de duas advertências, usuários são impossibilitados de participarem em eventos no RPG do fórum e o tempo de espera necessário para a postagem de uma requisição na Ouvidoria é prolongado em um dia (24 horas).
- Com três advertências, usuários são banidos do Chatbox e silenciados no servidor do Discord (caso tenham ingressado) até que um de seus pontos de alerta se expire.
- Com quatro advertências, usuários são banidos do fórum pelo prazo de no mínimo um mês (30 dias), podendo aumentar dependendo do histórico de alertas recebidos pelos membros em questão até um máximo de seis meses (180 dias).
- Com cinco advertências, o máximo possível, usuários são banidos pelo prazo de no mínimo seis meses (180 dias), podendo aumentar dependendo do histórico de alertas recebidos pelos membros em questão até um máximo infinito de dias. Adicionalmente, seus endereços de IP são, também, temporariamente banidos.
- Com apenas uma única advertência, usuários não recebem punições adicionais além do crescimento da sua barra de alertas e do recebimento de uma reprimenda por parte da equipe de gestão.
※ Em casos especiais, contas de usuário podem ser inteiramente excluídas.
※ O período de expiração para pontos de advertência é em média dois meses (60 dias), porém este prazo também pode variar de acordo com a gravidade das infrações de determinado membro.
[hideedit]
szeora e vybora gostaram desta mensagem.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|